Taekwondo

 

Origem

Pode-se dizer que há mais de 3 milênios o povo coreano começava a praticar artes marciais. Ching Heung, o vigésimo quarto rei da Dinastia Silla, teria sido o primeiro monarca a treinar seu corpo de oficiais de elite no Hwa Rang Do – arte de combate livre.Aqueles jovens aristocratas guerreiros treinavam ferozmente sobre montanhas e gelados rios até a época da união da península coreana.
O Soo Bak – forma primitiva de Taekwondo – eventualmente ganhou fama durante as Dinastias de Silla e Koguryo por seus movimentos similares ao Taekyon e ao Jujitsu.
Alguns historiadores acreditam que muitas formas de combate orientais, incluindo a concepção espiritual da arte, tenham se desenvolvido na Coréia segundo o Hwa Rang Do.Essas novas formas, chamadas de Soo Bak Gi, teriam sido apresentadas na China como Kwon Bup e no Japão como Karatê.
Durante a Dinastia Koryo ( 918 – 1392 ), vinte e cinco posturas estavam sendo desenvolvidos por mestres de Soo Bak Gi – movimentos esses similares ao Taekwondo moderno, pelo que se pode ver através de estátuas e gravuras antigas encontradas na Coréia.
Após o fim da Dinastia Koryo, o Soo Bak Gi começou a declinar e continuou declinando até o final da Dinastia Yi. Quando a Coréia sofreu o domínio japonês, ficou proibida a prática de suas artes marciais. Mesmo assim, Song Duk Ki e Han Il Dong – dedicados praticantes – conseguiram manter entre o povo coreano a tradição do Tae Do ou Taekyon durante esse negro período.
Em 1945, finalmente liberta, a Coréia pôde ver seus velhos mestres abrirem várias escolas sob os mais diversos nomes: Kong Soo Do, Soo Bak Do, Tang Soo Do e outros.
O General Choi Hong Hi começou então a ensinar artes marciais para alguns militares e chegou a dar uma demonstração, em 1952, para o presidente coreano Rhee que, vivamente impressionado, ordenou a todos os seus soldados que treinassem o sistema.
Em 1955, os diversos estilos coreanos fundiram-se em um só que veio a ser chamado de Taekwondo. Em 1966 o General Choi Hong Hi cria a International Taekwondo Federation – ITF. Em 1975 termina o desenvolvimento dos Hyongs (Katas) da nova arte.
Em 25 de janeiro de 1971, é eleito para presidente da Korea Taekwondo Association – KTA, o Sr. Un Yong Kim. Devido a problemas internos, o General Choi, transfere a sede da ITF para Montreal, Canadá, em 1973. Foi criada então a The World Taekwondo Federation – WTF, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial. Assume a presidência da entidade, eleito por unanimidade, o Sr. Um Yong Kim.
Ainda em 1973 acontece o primeiro campeonato mundial de Taekwondo, com a participação de 200 atletas e 22 países. Foi um passo decisivo para a divulgação mundo afora. O Taekwondo tomava o restante da Ásia em 1974, a Europa e Oriente Médio em 1976, e em 1978 já era disputado em Jogos Panamericanos. Em 1979 chegava a África. Atualmente estima-se em mais de 3 milhões o número de praticantes em todo o mundo, distribuídos pelos 110 países filiados à WTF, além da própria Coréia.

No Brasil

O Taekwondo chegou oficialmente em 1970, enviado Grão Mestre Sang Min Cho. Em seguida chegaram mais dois Grão Mestres, Kun Mo Bang e Sang In Kim. Os três Grão Mestres foram diplomados pelo General Choi Hong Hi como introdutores do Taekwondo no Brasil. Antes disso, o Taekwondo foi ensinado na Bahia, mas não oficialmente, o Grão Mestre Jung Do Lim, que chegou ao Brasil em 1968 junto com a imigração coreana, ensinou Taekwondo na Bahia. Também há registro de que outro coreanos ensinou Taekwondo antes do Grão Mestre Jung Do Lim na Bahia.

Bem Vindo

A FEBT, entidade fundada em 23 de abril de 2005 – surgiu da necessidade de mudanças nos rumos do Taekwondo da Bahia. A intenção desse Site é levar a todos o máximo de informação, sobre o Taekwondo na Bahia, assim como, evidenciar os principais acontecimentos dessa Arte Marcial no Brasil e no Mundo.

News Letter

Programas do Ministério do Esporte

documentos
localizacao